Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

domingo, 3 de maio de 2015

Filé ao molho de queijo e Champignon Flambado - Principal


Ingredientes:
6 medalhões de filé – Medalhão é um corte do meio do filé com, aproximadamente, dois dedos de espessura.
½ copo de requeijão cremoso
100 g de champignon em conserva – Prefiro o já fatiado nessa preparação.
1 dose – 50 ml – de conhaque. - Usei DRAMBUIE por conta do sabor residual levemente adocicado, mas pode ser qualquer conhaque.
2 colheres de manteiga
Sal
Pimenta do reino
Noz-moscada

Preparo:
Tempero os medalhões com sal e pimenta
Derreto 1 colher e meia da manteiga em uma frigideira larga – para caber os 6 medalhões ao mesmo tempo – e coloco os medalhões.
Viro os medalhões – quando a parte de cima começar a “suar”. Filé não é bife para se ficar virando a todo instante.
Retiro os medalhões já passados e, aproveitando o que fica na panela, coloco o requeijão e uma pitada de noz-moscada – que serve para ressaltar o sabor do queijo – e mexo bem para homogeneizar. – Não é fácil, pois vai ter uma mistura rica em gordura na panela – e deixo levantar um breve fervura.
Em outra frigideira de lado reto – Uma sautese, própria para sautear – coloco o resto da manteiga e derreto sem deixar queimar. Coloco as lâminas de Champignon e refogo.
Acrescento o conhaque e aproximo a borda da panela da chama do fogão, para que se incendeie – flambar – e espero que todo o álcool queime.
No momento de flambar, cuidado para não se queimar nem queimar a cozinha. Segure a panela pelo cabo com firmeza e afaste-a de qualquer coisa inflamável.

Sirvo o filé com o molho derramado por cima e acrescento os champignons. Este prato pode ser acompanhado por arroz, macarrão, batatas e/ou legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário