Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Maionese - molho


200 ml de ovo pasteurizado – Mais saudável, pois não traz risco de contaminação. É vendido em caixa Tetrapac de 1 litro em casas de artigos para panificação.
600 ml de óleo girassol
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco. – Na falta uso vinagre de álcool.
Sal
Preparo:
Coloco o ovo no liquidificador e acrescento a água, o sal e o vinagre. Bato.
Com o liquidificador ainda ligado, destampo o copo e vou adicionando o óleo em fio, sem deixar de escorrer e sem colocar de uma vez, até obter uma maionese lisa e brilhante. – Quanto mais potente for o liquidificador melhor será o resultado. Os de baixa rotação criam um espaço entre a maionese e a hélice, que faz parar o processo. Em acontecendo, desligo o aparelho e mexo com uma colher até sair o ar. Volto a bater.

Um comentário:

  1. Olha, eu estou surpreso com esse detalhe do liquidificador ser o mais rápido possível! A experiência que tenho é justamente o contrário, quando forte, o óleo talha com o ovo.. Vc me cofirma mesmo esse detalhe da velocidade??

    Obrigado!

    ResponderExcluir