Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cachorro Quente de Carne Moída – Lanche


Essa preparação veio de uma conversa em que eu disse ter passado por uma situação interessante. Pedi um cachorro quente em uma barraca de rua. Quando recebi o sanduíche vi que não havia salsicha. Ao indagar sobre isso a senhora que servia disse:
            -Ah! O senhor quer então um hot dog.
Acho que assim descobri a diferença entre cachorro quente e hot dog.

Muito bom para agradar os filhos ou sobrinhos dela, e seus também. Também pode ser usada com massa, mas isso não é receita do molho bolonhesa.

Ingredientes:
400g de carne moída – Prefiro usar de traseiro de boi.
½ cebola grande
1 tomate
½ molho de coentro
3 dentes de alho
200 ml de molho de tomate
1 colher de sopa de extrato de tomate
Azeite
Sal
Pimenta do reino moída
Água

Modo de fazer:
Deixo a carne em temperatura de resfriado. – Se estiver congelada, descongelo totalmente. Se não fizer isso, a carne forma pedaços grandes.
Pico a cebola, o tomate, o alho e o coentro, tudo bem pequeno, mas separado. – Se deixar o talo do coentro vou dar crocância. Quando não quero isso, uso apenas as folhas.
Numa panela funda – prefiro usar as de teflon por serem mais fácil de lavar – coloco azeite para forrar o fundo. Acrescento a cebola e deixo dourar.
Acrescento então o alho e refogo mais um pouco. Acrescento o tomate e espero que ele comece a soltar água.
Acrescento a carne moída, espalho e misturo. A carne solta água e deixo que cozinhe um pouco nessa água. Antes que seque, acrescento o molho de tomate, o extrato de tomate e 80 ml – meio copo americano – de água.
Logo em seguida, adiciono o coentro e tempero com pimenta e sal. Deixo cozinhar por 20 minutos.
Experimento e, se for o caso, corrijo o sal. Cozinho mais 10 minutos e está pronto.
Deixo esfriar um pouco e sirvo em pão de cachorro quente ou pão francês e disponibilizo catchup e mostarda para quem quiser colocar na hora.

Para que o pão não fique encharcado com o molho, uso uma escumadeira para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário