Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Carne Moída à Moda Parmegiana – Principal



Não posso chamar esse prato de Filé à Parmegiana, pois é uma receita clássica que deve ser feita da maneira original, com espaguete. Qualquer mudança feita, não se deve usar o mesmo nome.
500g de carne moída de traseiro - coxão mole, alcatra ou contra filé
1/2 pacote de creme de cebola
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos pequenos –
o ideal seria 1 e 1/2 dos grandes, mas não consigo comprar meio ovo, a menos que tenha outra preparação para usar o restante.
2 colheres de sopa de leite
1 xícara de farinha de rosca –
encontrada em padarias.
300 ml de Óleo de soja
100g de queijo tipo mussarela fatiado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 cebola média
2 xícaras de molho de tomate
1/2 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de catchup
1 colher de chá de mostarda
Papel Toalha
Sal
Pimenta do reino moída
Preparo:
Misturo a carne moída com o creme de cebola até obter uma massa homogênea.
Faço porções em formas de bolas – pouco maiores que uma bola de tênis – com a carne temperada com o creme de cebola.
Passo a cebola no ralo grosso.
Numa panela com tampa refogo a cebola ralada no azeite e depois coloco o molho de tomate, uma boa pitada de sal, uma boa pitada de pimenta do reino moída, o catchup, a mostarda e o açúcar. Levo ao fogo e deixo apurar por 10 minutos. Dou umas mexidinhas quando ferve e reservo. – A tampa é necessária, pois as bolhas da fervura estouram e podem sujar muito o fogão.
Acendo o forno para aquecer.
Numa tábua, aperto – com a mão aberta - as bolas de carne para formar bifes. Espalho bem na tábua e aparo as beiradas para fazer um bife retangular. – Só pra ficar diferente, o que não faz diferença no resultado, só na apresentação.
Numa tigela funda, misturo os ovos com o leite usando um fouet, mas sem bater vigorosamente. – não deixo aerar, pois isso é para omelete. – Depois passo a mistura para uma travessa rasa ou um prato fundo.
Coloco o óleo numa caçarola funda e levo ao fogo para aquecer.
Coloco a farinha de trigo em um prato grande e a farinha de rosca em outro.
Passo os bifes na farinha de trigo – isso ajuda a deixar o empanado mais leve e não grudado - nos ovos com leite e depois na farinha de rosca.
Frito os bifes empanados até ficarem dourados dos dois lados. Retiro da fritura -usando um pegador de arame ou de macarrão, mas sem fazer força, para não desfazer o bife - e coloco sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo. – quanto mais quente o óleo estiver menos encharcado ficarão os bifes e mais rápidos estarão prontos.
Coloco os bifes prontos num refratário, despejo por cima o molho de tomate apurado e depois coloco uma fatia de queijo sobre cada bife.
Levo ao forno quente por 10 minutos.
Para servir, monto o prato com 2 bifes, uma porção de arroz branco e outra de batatas fritas. Derramo bastante molho por cima da carne. –
Se quisesse preparar a receita tradicional, usaria filé e espaguete, usando o mesmo método.
Harmonização:
Um vinho tinto seco italiano, preferencialmente da Toscana.

Um comentário:

  1. Excelente, prática e ficou uma delicia. Já faço como rocambole com recheio seco. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir