Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Moqueca de Camarão com Pirão para Minha Musa – Principal



Esta preparação foi para deleite de minha Musa. Consegui meu intento já que ela adorou.

400 g de camarão médio limpo
4 tomates bem maduros
2 cebolas médias
3 dentes de alho
400 ml de leite de coco
50 ml de azeite de oliva
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 limão
1 molho de coentro
200 g de farinha de mandioca.
Sal
Pimenta do reino
Preparação:
Corto meia cebola em rodelas finas
Pico o alho
Corto 1 tomate em rodelas
Espremo o sumo do limão sobre os camarões
Coloco no liquidificador 3 tomates cortados, 1 e 1/2 cebola cortada e o molho de coentro – Retiro as raízes cortando no meio dos talos – Nesta ordem, e bato até formar um creme grosso. – A ordem de colocação é importante para que o suco que sai do tomate sirva de meio para as cebolas e, principalmente, o coentro.
Numa frigideira grande e funda, refogo a cebola em rodelas. Acrescento alho ao refogado.
Junto ao refogado o creme que está no liquidificador, o leite de coco, o molho de tomate e o tomate em rodelas. Misturo e deixo ferver.
Coloco o sal e a pimenta.
Quando ferve de novo, acrescento os camarões e deixo cozinhar por 5 minutos.
Com uma concha, retiro metade do caldo que está na panela e coloco em uma panela pequena, tipo “papeiro”. Levo ao fogo e vou, aos poucos, acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre, até que o pirão comece a ferver. Mantenho o pirão no fogo, mexendo sempre, para cozinhar a farinha.
Sirvo com arroz branco e disponibilizo molho de pimenta na mesa.
Harmonização:
Chardonnay ou um rosé da Provença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário