Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bacalhau Prático ao Micro-ondas



Esta é uma preparação para aqueles dias em que somos pegos de surpresa, sem esperar que ela apareça. Ao menos é interessante ela acreditar que é assim.

300 g de bacalhau – Posso comprar já em lascas.
2 batatas médias
1 cebola média
10 azeitonas sem caroço – pretas ou verdes, de acordo com o gosto dela. As azeitonas verdes são mais firmes, pois ainda não amadureceram.
100 ml de azeite
Sal
Ramo de manjericão
Preparo:
Coloco o bacalhau na água de um dia para o outro, trocando a água uma única vez - Não deixo de dormir para tomar conta de bacalhau.
Corto as azeitonas em metades
Faço lascas grosseiras do bacalhau já dessalgado.
Descasco as batatas e as cebolas e corto-as em rodelas nem grossas e nem finas.
Num refratário redondo – ou direto em dois pratos, o que prefiro, usando metade da receita para cada um – coloco uma boa quantidade de azeite e faço camadas de bacalhau, cebola e batata, deixando as batatas por cima. Espalho as metades de azeitona.
Espalho o restante do azeite sobre as batatas.
Levo ao micro-ondas em potência máxima por 7 minutos. – Tenho cuidado ao retirar do forno, pois o prato esquenta um pouco.
Experimento o sal e, se necessário, corrijo.
Coloco o ramo de manjericão para decorar e sirvo quente.
Existe no mercado um suporte para colocar dois pratos no micro-ondas ao mesmo tempo, o que é bem interessante para poder fazer a refeição junto com sua Musa.
Harmonização:
Gosto de usar com bacalhau um tinto da região do Dão, em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário