Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Alcatra ao molho de Dijon com Mousseline de batatas – Principal




300 g de alcatra – posso usar também filé ou maminha – cortados em medalhão
1 pote de iogurte natural
1 colher de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de mostarda amarela
2 batatas
1 pedaço pequeno de queijo parmesão
3/4 de caixa de creme de leite – 150 ml
azeite
sal
pimenta
Preparo:
Descasco e corto em pedaços a batata. Numa panela coloco água e a batata cortada para cozinhar. Retiro quando estão bem macias.
Tempero os medalhões de carne com sal e pimenta
Numa tigela, misturo o iogurte e as mostarda, mexendo para misturar ao máximo.
Numa frigideira, coloco um pouco de azeite e levo ao fogo. Quando quente, coloco os medalhões. Viro uma vez só. – O ponto de virar é quando o lado de cima fica suado com o suco da carne.
Amasso as batatas cozidas em um espremedor de batatas – na falta uso um garfo para machucar – adiciono um fio de azeite e uma boa pitada de sal. Fora do fogo mesmo, coloco o creme de leite e o queijo parmesão – de preferência ralado na hora – e misturo até obter uma massa lisa e mole.
Coloco a massa de batatas com creme de leite – chamada de Mousseline – num saco de confeiteiro com bico grosso – na falta coloco em um saco plástico limpo e corto um bico nele – Espremo a mousseline e faço o formato que desejar nuos pratos – pode ser de suspiro, de enrolada ou tiras.
No prato onde coloquei a mousseline adiciono o medalhão e cubro com o molho de mostarda.
Sirvo com arroz.
Para dar mais cor ao prato, posso misturar ao arroz ervilhas, brócolis ou outros legumes, preferencialmente os verdes.
Harmonização:
Uso um tinto potente, pois a receita tem proteína e gordura, que diminuem a adstringência – travada na boca, buscada nos tintos - do vinho, além das mostarda, que tendem a anestesiar as papilas gustativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário