Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Filé de Peixe em Papelote com arroz de queijo e batatas – Principal





2 filés de peixe
100 ml de vinagre de arroz
2 pitada2 de curry
2 pitadas de noz moscada
Ramos de manjericão
1 xícara de arroz
50 g de queijo parmesão
100 ml de creme de leite – meia caixinha.
Azeite
Folhas de papel alumínio
Sal
Preparo:
Numa tigela misturo o vinagre e o curry. Coloco os filés de peixe para marinar – a marinada é uma cocção a frio, onde os ácidos presentes iniciam o cozimento, deixando a proteína bem macia - nesta mistura por 20 minutos.
Acendo o forno para aquecer.
Numa caçarola pequena, refogo o arroz no azeite. Acrescento duas xícaras de água e deixo cozinhar por 15 minutos com a tampa ligeiramente aberta. Depois desse tempo, tampo e deixo mais 5 minutos. Reservo.
Abro as folhas de papel alumínio e coloco nelas os filés marinados. Acrescento os ramos de manjericão, a noz moscada e sal.
Faço dobras no papel fazendo um envelope, mas deixo um dos lados aberto.
Pela abertura do envelope, derramo uma boa porção de azeite e dobro o lado, deixando o envelope bem lacrado. Levo os papelotes ao forno quente e deixo por 20 minutos. - Os envelopes estufam um pouco com o vapor que se desprende do peixe.
Enquanto o peixe está no forno, ralo o parmesão e misturo o creme de leite e o queijo ralado ao arroz.
Retiro os papelotes do forno e abro - com cuidado, pois o vapor preso dentro vai sair, bem quente. Os filés não estarão dourados, mas os quero assim.
Monto os pratos com o filé e uma porção do arroz. – Neste caso usei batatas fritas, mas poderia ter usado vegetais. Não uso purê de batatas, pois a consistência do arroz já é cremosa e um prato precisa ter consistências diferentes, por isso opto pelas batatas fritas.
Sirvo bem quente. – É interessante deixar sua musa acompanhar a abertura dos papelotes e montagem dos pratos, pois o aroma é muito bom.
Harmonização:
Um branco leve ou um rosado de tom bem claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário