Para a Cozinha
Faca de Chef: Prefiro facas de oito polegadas de lâmina pesada - cortam com o peso da faca e não da mão do cozinheiro. Este modelo de lâmina ajuda a picar vegetais uma vez que encosta toda a superfície cortante na tábua.
Faca pequena – Chamada de faca de ofício, com lâmina de 3 polegadas.
Tesoura de Cozinha: Pacotes e caixas devem ser abertos com tesoura, pois podem “cegar” as facas. – Para cortar couro de peixe são ótimas, pois não espalham as escamas na bancada e na tábua, facilitando a limpeza.
Garfo Trinchante: Uso o modelo reto, pois os líquidos da carne não escorrem até o cabo, ao contrário dos curvos, que são próprios para uso em churrasqueira.
Escumadeira: Prefiro os de polipropileno, silicone ou outro material plástico - não riscam as panelas de teflon.
Concha
Frigideira baixa, tipo crepeira
Frigideira alta
Caçarola alta
Papeiro
Forma de Pizza
WOK – O ideal é de ferro fundido e fundo redondo, mas estas não são facilmente encontradas. Uso também uma de fundo chato, mas de teflon, com cabo longo. As de alças dão mais trabalho para manipular.
Refratário de vidro, tipo “Pirex” – de um tamanho que caiba em seu forno.
Descascador de legumes
Tábua de corte de polipropileno. - É bom que tenha ao menos 40 cm de lado e seja grossa. As finas empenam com facilidade.
Ralador: Prefiro os quadrados de inox, pois são mais resistentes e não amassam com facilidade.
Abridor de latas
Abridor de garrafas
Saleiro de cozinha – Prefiro um que caiba minha mão dentro, para facilitar e agilizar o trabalho.
Pegador universal em inox
Para a Mesa – Tenha ao menos dois de cada
Pratos fundos
Pratos de mesa – Abuse do design, mas tenha certeza que são harmônicos com os demais utensílios e com a sala. Gosto de usar pratos pretos e quadrados.
Pratos de sobremesas
Jogo Americano – Seja criativo e não use aqueles de plástico estampado ou com paisagens. Estraga o clima de romance.
Taças de vinho tinto – Prefiro as de modelo BORDEAUX, pois a maioria dos vinho que consumo são de cabernet sauvignon, malbec ou tannat, com boa quantidade de taninos, e esta taça coloca o vinho na ponta da língua. Evite as taças grandes demais, pois nelas o vinho esquenta.
É verdade, entretanto, que a taça BORGONHA, nos remete às curvas do corpo feminino. Assim, se a intenção é mais “afrodisíaca”, use este modelo.
Taças para vinho branco – menores que as de tinto, mas do mesmo modelo.
Taça Flauta – Chamada também de flute, é a taça comprida para espumante. - As abertas demais, chamadas taças clássicas, diminuem a efervescência da bebida.
Taça de licor. – Pequenas, com capacidade para 50 ml
Taça de Consome – Parece uma xícara com duas alças
Xícara para cafezinho
Talheres de mesa – facas, garfos e colheres em inox de boa marca e bonitos. – Os mais pesados são melhores e mais resistentes, além de passar uma impressão de virilidade do dono da casa.
Guardanapos de tecido – os de papel são brochantes. Pense no clima positivo e sensual.
Apoio para panelas – Muitas preparações podem e devem ser servidas diretamente na panela em que foram feitas. - Seja criativo, mas cuide que combine com o jogo americano ou toalha.
Balde para vinho – Usar só com brancos e espumantes.
Saca Rolha – O modelo usado por garçons em bares e restaurantes é mais apropriado, pois não ocupam espaço e retiram as rolhas melhor, sem que se faça esforço desnecessário. - Os do tipo “anjinhos” são muito desajeitados e requerem que se faça força, o que não é bom no momento da mesa.