Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Almoço Pseudocasual – Principal


Esta preparação é ótima para aquele dia sem muito o que fazer, em que sua musa está em sua casa e você vai preparar uma “comidinha” básica. Um toquezinho da cozinha faz toda a diferença.

½ peito de frango limpo
1 xícara de arroz
1 dente de alho
Folhas de coentro
½ cebola
Algumas flores de brócolis – Prefiro comprar só as flores congeladas. É mais rápido.
100 ml de creme de leite
50 ml de shoyu
30 g de parmesão
Azeite
Sal
Pimenta
Preparo:
Lavo a arroz para retirar a goma – amido – excedente.
Coloco para ferver duas xícaras de água – o dobro da quantidade de arroz.
Pico o alho e corto a cebola ao meio e depois em fatias finas.
Descongelo o brócolis.
Refogo o alho em um pouco de azeite e acrescento o arroz cru escorrido.
Adiciono a água fervendo, o sal e deixo a panela com a tampa, mas mantendo uma pequena abertura – Assim a água não sobe e derrama no fogão.
Espero secar. – Se a panela for antiaderente melhor, pois o arroz vai tender a grudar nas paredes da panela.
Ralo o parmesão e misturo uma boa parte ao arroz ainda quente. Coloco o creme de leite, misturo e experimento o sal. Se necessário, corrijo. – Apesar do calor o creme de leite não vai talhar, pois existe a gordura do azeite na panela.
Corto o peito de frango em bifes ou em quadrados – depende do gosto dela – tempero com sal e pimenta e levo ao fogo com um pouco de azeite, numa frigideira com tampa. – Uso isso para não sujar o fogão com respingos do azeite.
Quando estiver bem branco em cima, viro para assar o outro lado. Deixo até ficar bem passado, com aspecto dourado e crocante. – O frango vai estar macio.
Coloco o que sobrou do parmesão ralado sobre o frango quente.
Aqueço um pouco de manteiga ou azeite numa outra panela e refogo a cebola até ficar macia – mole – mas sem deixar queimar. Acrescento o brócolis e refogo mais um pouco. Acrescento o shoyu e refogo rápido.
Monto em dois pratos de preferência coloridos e diferentes um do outro, decoro com as folhas de coentro e sirvo bem quente.
Harmonização:
Uso um chardonnay ou um tinto leve, tipo merlot ou pinot noir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário