Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

domingo, 13 de novembro de 2011

Camarão ao Açafrão, com Risoto de Champagne e Batatas com Manteiga de Ervas


250 g de camarão limpo congelado e pré-cozido.
1/2 garrafa de espumante branco brut
2 batatas bem redondas – Não precisam ser das grandes demais.
½ cebola média
2 dentes de alho
1 cenoura grande
150 g de arroz arbóreo – próprio para risoto.
1 colher de manteiga
1/4 molho de coentro
50 ml de azeite
100 ml de leite de coco
40 g de queijo gorgonzola
1 colher de chá de cúrcuma – também chamado de açafrão da terra.
10 g de gergelim preto
Sal
Shoyu
Preparo:
Acendo o forno para aquecer
Descasco as batatas e cozinho em água com sal até ficarem macias, mas não se desfazendo. Escorro a água e deixo-as esfriar em água fria. – Quando precisa, troco a água algumas vezes para que não continue cozinhando.
Depois que as batatas esfriam, corto os pólos – para fazer uma base - e corto ao meio. Com uma faca pequena – faca de ofício - retiro parte do miolo de cada batata, sem deixar atravessar.
Pico o coentro e misturo com a manteiga
Corto 4 rodelas grossas de cenoura
Numa frigideira, refogo o 1/3 da cebola que foi separado em um fio de azeite, mas não deixo queimar. Tempero com pimenta preta e adiciono um pouco - mas muito pouco - de shoyu, continuando o refogado.
Coloco a cebola refogada no buraco feito no centro da batata e cubro com a manteiga de coentro e um pouquinho de sal.
Monto a batata numa assadeira antiaderente e levo ao forno. – No caso de não ter a assadeira de teflon, uso as rodelas de cenoura sob a batata, para que não grude na assadeira. – até que a manteiga derreta toda. – É rápido.

Numa panela tipo papeiro, coloco o leite de coco para aquecer e misturo o gorgonzola esmigalhado. Misturo até obter uma consistência uniforme. Acrescento o cúrcuma e um pouco de sal, misturando tudo. Quando o leite começara a borbulhar, está pronto.
Descongelo os camarões e dou uma rápida refogada, apenas para que fiquem quentes. Aqueço o molho de açafrão e coloco os camarões nele, untando – melando – bem todo ele. Salpico gergelim preto por cima.

Pico a cebola e o alho em pedaços bem pequenos – achê.
Separo a cebola picada em duas partes, uma com 1/3 da quantidade e a outra com o restante. Neste restante misturo o alho.
Em uma panela funda e antiaderente, refogo a cebola que está misturada ao alho no azeite e depois adiciono o arroz, Mexo e deixo refogar quieto por 3 minutos.
Aos poucos vou adicionando o espumante à medida que o arroz vai absorvendo, - chupando - o líquido, sem mexer o arroz. - Não toco no arroz com o espumante, pois em risotos quanto menos se mexer pior fica seu aspecto.
Quando o risoto está pronto - o arroz está macio - posso sentir o gosto do espumante. Não coloco sal para não mascarar este sabor.

Monto o prato com o risoto na base, os camarões retirados do molho por cima,  duas metades de batata assada colocadas ao lado e decoro com folhas de coentro.
Não espero terminar uma preparação para fazer a outra, dá pra fazer tudo ao mesmo tempo.
Deixo o risoto para preparar por último, para que esteja bem quente na hora de servir. Frio perde o gosto.

Harmonização:
Como usei um espumante brut na preparação, nada melhor que acompanhar este prato com outro espumante branco bem seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário