Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bruscheta para minha Musa – Entrada

Não esperava ter que fazer nada, mas a inspiração dada por minha musa foi decisiva. E ela elogiou, o que é mais importante.
Entretanto, contei com a assistência de minha grande amiga Cláudia Trigueiro na montagem final.

2 tomates bem maduros
50 g de queijo provolone ou mussarela – O que ela preferir.
Folhas de majericão fresco
50 ml de azeite de oliva
Mais um pouco de azeite
4 pães
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 pitada de açúcar
pimenta preta moída – preferencialmente moída na hora.
Preparo:
Acendo o forno para aquecer
Corto os pães em rodelas finas
Corto os tomates ao meio e retiro as sementes.
Ralo o queijo
Misturo o azeite, extrato de tomate e o açúcar – uso o açúcar para quebrar a acidez do tomate – e mexo até formar uma mistura homogênea.
Numa assadeira coloco as fatias de pão e passo 1 colher de chá da mistura de extrato de tomate. Sobre isso coloco o tomate picado, acrescento o queijo e folhas de manjericão.
Levo ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até o pão começar a dourar.
Sirvo quente com um fio de azeite e pimenta preta moída na hora.
Harmonização:
Uso um tinto alentejano, pois agüenta a iguaria, mas faz aparecer um pouco da acidez do vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário