Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Camarão com Lama de Coco e Arroz de Pupunha na Água de Coco – Principal



1 coco verde.
½ xícara de arroz
2 xícara – iguais à da medida do arroz – de água de coco
300 g de camarão médio descascado
2 folhas de acelga
100 g de palmito de pupunha picado
1 palmito inteiro
½ colher de sopa de manteiga
½ cenoura grossa
sal
azeite
gergelim preto
Preparo:
Descasco a cenoura, corto a parte central em um bastão e passo a ponta de uma faca pequena – uso a faca de ofício – no comprimento da cenoura em um movimento reto, para fazer uma flor.
Retiro a tripa do camarão – Faço uma pequena incisão com uma faca pequena bem afiada no dorso do camarão, no sentido maior. Abro e puxo a tripa escura. Isso é o intestino do bicho – Depois tempero com sal.
Abro o coco e retiro a água. Parto-o em duas bandas e recolho a lama. – Recolho nua tigela com tampa e coloco na geladeira até o momento de usar. Se não tenho uma tigela que feche, coloco filme PVC.
Lavo o arroz até a água ficar limpa e escorro numa peneira.
Coloco um fio de azeite numa panela funda e refogo o arroz escorrido. Acrescento a água de coco e deixo cozinhar com a panela semi tampada.
Vou testando a consistência do arroz, pois não vou deixar secar. – Deixo o arroz molhadinho para incorporar melhor o palmito.
Quando pronto, misturo ao arroz o palmito, mexendo com suavidade para que o palmito não se desfaça.
Corto o palmito em rodelas grossas.
Numa frigideira, aqueço a manteiga, com um fio de azeite, - faço isso para a manteiga não queimar - e coloco o camarão para dourar. – Como fiz a incisão nas “costas” do bicho, ele vai abrir um pouco, o que dá mais beleza na montagem do prato.
O camarão solta água. Não deixo secar, mexendo sempre, - para que o camarão não fique borrachudo - Escorro o caldo da frigideira.
Na mesma panela que preparei o camarão, coloco-a no fogo para que seque e adiciono mais um pouco de manteiga, as rodelas de palmito e deixo frigir – fritar sem imersão.
Com o camarão pronto, monto o prato: uma folha de acelga para fazer a base, o arroz em semi círculo e, no centro, um monte de camarão. Coloco a carne do coco sobre o camarão e polvilho o gergelim. Ao largo coloco o palmito frito e a flor de cenoura.
Harmonização:
Uso um bom Chardonnay ou Sauvignon Blanc novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário