Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Arroz de Polvo para Minha Anja – Principal



Existem pessoas que entram na nossa vida apenas para ajudar, fazer o bem. É o caso de uma grande amiga a quem chamo de Minha Anja. Sob a inspiração dada por minha musa e por minha anja, que não deixa de ser uma musa porque é amiga, preparei este prato.

300 g de tentáculos de polvo limpo. – O marcante nesse prato é o polvo e não o arroz, então não economize.
Se comprar o polvo inteiro, veja em “Dicas e Macetes” como limpar e cortar.
1 colher de sopa de sal
4 dentes de alho
Azeite
Pimenta preta
Sal
1/2 xícara de arroz
1/2 pimentão vermelho
coentro
cebolinha
1/2 cebola
Preparo:
Descasco o alho, pico a cebola, corto a parte verde da cebolinha em anéis, corto pimentão em rodelas tendo retirado as sementes e separo as folhas do coentro.
Lavo o arroz e deixo escorrendo.
Coloco o polvo com o alho, um pouco de pimenta moída e 1 colher de sopa de sal numa panela de pressão. – não coloco água – Levo ao fogo até a válvula da panela começar a rodar. Baixo o fogo e deixo por mais 10 minutos. – Cuidado com o tempo para o polvo não ficar borrachudo.
Retiro a panela do fogo e deixo perder a pressão – Uso uma colher para manter a válvula aberta – Abro a panela e escorro o polvo reservando o caldo que se formou. – O polvo perde água e diminui um pouco.
Lavo o polvo em água corrente, esfregando para que a pele se solte. – Isso se dará em pedaços bem pequenos. Coloque um ralo tipo japonês na pia.
Corto o polvo em rodelas, preservando as extremidades dos tentáculos para decorar.
Numa caçarola, aqueço o azeite e refogo a cebola picada o arroz. Coloco 1 e ½ xícara de água quente já misturada com o suco que o polvo solta no cozimento. Tempero com sal e deixo cozinhar.
Com o arroz quase pronto, acrescento polvo, o pimentão e o coentro. - O arroz deve ficar molhado, de modo que não deixo secar para não queimar.
Sirvo quente, colocando à mesa azeite e pimenta.
Harmonização:
Uso um Vinho Verde – Ver "Vinho Verde" em Dicionário do Vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário