Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rubacão – Principal ou Guarnição



Esse é um prato típico da Paraíba, onde é feito com natas. Devido à dificuldade de se encontrar natas em supermercados, troquei por creme de leite.

1 xícara de feijão de corda ou macassar.
1 xícara de arroz branco cozido – Ver receita de arroz branco.
200 g de carne de sol limpa – Ver receita de Carne de Sol.
1 tomate
1/2 cebola
1/2 molho de coentro
1 tablete de caldo de galinha
100 g de queijo coalho
2 colheres de chá de manteiga
1/2 cx de creme de leite – 100ml.
Azeite
Sal
Pimenta
Preparo:
Pico o tomate, a cebola e coentro.
Tempero a carne de sol com pimenta. – Não coloco sal, pois já é salgada.
Se a carne for salgada demais, cubro com leite por três horas. Prefiro fazer, mas se tenho que comprar, escolho a menos salgada, o que depende do fornecedor.
Corto o queijo em cubos do tamanho dos da carne.
Numa panela de pressão, refogo no azeite o tomate e a cebola e adiciono o caldo de galinha esmigalhado. Acrescento o feijão e cubro com água até passar dois dedos da altura do feijão. Deixo cozinhar por 25 minutos após a válvula da panela começar a soltar a pressão.
Numa frigideira funda, derreto a manteiga e coloco um pouco de azeite. Adiciono a carne de sol e refogo. Quando a carne começa a soltar água deixo no fogo até secar quase toda.
Quando o feijão completa o tempo, coloco uma colher de cozinha apoiando a válvula da panela, até que perca toda a pressão. Só então eu abro.
Na panela de pressão, misturo o feijão com o arroz e o queijo, e deixo esquentar, destampada. Adiciono o creme de leite e o coentro picado. Mexo por 3 minutos para aquecer bem e não grudar no fundo da panela.
Sirvo quente.
Harmonização:
Um tinto bem leve e jovem, para poder ser bem refrescado.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer por essa receita maravilhosa. No jantar fiz esse prato, sou apaixonado pela culinária Nordestina e de outros estados também, estou sempre fazendo algo diferente.
    A harmonização com o vinho também ficou excelente estudei vinhos por um tempo e sou apaixonado por vinhos, comprei um custo beneficio, ainda não conhecia, Como Sur Chileno Do Valle Central escolhi um Carmenere por conta da minha esposa, sou apaixonado por Merlot ou um Cabernet Sauvignon mas ela prefere os Carmenere.
    Mais uma vez Obrigado. Sucesso!

    ResponderExcluir