Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arroz de Peixe e Camarão – Principal



Esse arroz bem molhado tem a vantagem de ser um Prato Único, sem acompanhamentos. Usei apenas peixe e camarão, mas poderia ter colocado também polvo, lula, lagosta e mexilhão.

300g de filé de peixe branco – Usei tilápia.
300g de camarão cinza.
1 tablete de caldo de peixe
1 limão
2 xícaras de arroz
1 Tomate
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de chá de alcaparras
sal
pimenta
Preparo:
Cozinho o camarão na água e sal até o camarão ficar vermelho. Escorro, mas reservo a água do cozimento.
Corto o filé de peixe em cubos grandes, tempero com o sumo do limão, sal e pimenta. Reservo em geladeira.
Lavo o tomate e retiro suas sementes. Corto-o em cubos pequenos.
Com o camarão frio, retiro as cabeças e cascas, reservando o camarão descascado e as cascas. – Prefiro fazer já cozido, pois assim a casca não irrita a pele e não fico com aquela coceirinha chata nas mãos.
Coloco as cabeças e cascas do camarão de volta ao fogo, em um litro da água do cozimento do camarão e levo ao fogo, adicionando o caldo de peixe esmigalhado. Deixo levantar fervura.
Passo o caldo resultante em uma peneira fina e reservo. Testo o sal e corrijo se necessário.
Coloco o arroz em uma peneira e lavo sob água corrente – na torneira da pia, vou revirando o arroz – até que água saia limpa da peneira. – No início deve sair esbranquiçada.
Coloco o caldo de camarão no fogo e, quando ferve, adiciono o arroz. Deixo cozinhar por 20 minutos com a panela semi-tampada para o arroz ficar macio. – Se não consigo ver o ponto do arroz, vou testando. O arroz não deve ficar seco, mas molhadinho.
Numa frigideira funda, derreto a manteiga e dou uma passada rápida nas alcaparras. Adiciono os cubos de peixe e deixo tostar levemente, mexendo com cuidado para não quebrar o peixe.
Acrescento ao arroz os cubos de peixe com a manteiga de alcaparras, o camarão e o tomate. Levo ao fogo apenas para aquecer tudo. Misturo com cuidado e tampo.
Posso decorar com ramos de especiarias, como alecrim ou mesmo coentro.
Sirvo quente.
Harmonização:
Um branco de trebbiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário