Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Batatas au Gratin - Acompanhamento


2 batatas médias lavadas
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
50g de queijo parmesão
Sal
Pimenta do reino
Preparo:
Acendo do forno para aquecer.
Ralo o parmesão – ralado na hora tem mais sabor.
Numa panela, derreto a manteiga, cuidando para que ele não queime. – Mais fácil se a manteiga estiver em temperatura ambiente.
Em uma vasilha funda, misturo o azeite, a manteiga derretida, uma boa pitada de sal e a pimenta.
Descasco as batatas e corto em fatias finas, como se fosse fazer batatas chips. – Uso um mandolim ou uma faca de lâmina longa e bem afiada, deixando que o peso da faca faça o corte. – Desprezo as extremidades.
Coloco as batatas fatiadas na mistura de azeite e manteiga com temperos, cuidando para que todas as rodelas fiquem bem molhadas.
Espalho as rodelas em um refratário, dou uma molhadinha com um pouco da mistura de azeite e manteiga que ficou na tigela, espalho o queijo ralado por cima da batata e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos.
Sirvo como guarnição de qualquer prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário