Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Camarão na Manteiga de Ervas – Entrada ou Petisco



20 camarões grandes limpos e cozidos
1 ramo de manjericão fresco – ou outra erva, da preferência da Musa.
2 colheres de sopa de manteiga
Sal
Preparo:
Numa tigela, coloco as folhas de manjericão – quanto mais fresco for o manjericão, mais aromático e saboroso – e o sal e a manteiga – deixo em temperatura ambiente, para misturar com mais facilidade – e misturo para ter uma pasta.
Abro uma folha de papel alumínio e nela coloco a mistura de manteiga e erva que está na tigela. Faço um rolo, sem apertar demais, e levo à geladeira. – Isso pode ser feito numa quantidade maior e conservar em geladeira.
Quando a manteiga fica firme, corto algumas rodelas, uma para cada dois camarões.
Acendo o forno para aquecer.
Coloco os camarões, dois a dois e enlaçados, num refratário. Sobre cada par de camarões coloco uma rodela de manteiga de erva. Levo ao forno e deixo lá até a manteiga derreter totalmente.
Em sendo entrada, monto os pratos com 5 pares de camarão, despejando a manteiga derretida por cima, cuidando para não retirar as folhas de manjericão. Se for petisco, sirvo no próprio refratário.
Harmonização:
Um Chardonnay ou um rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário