Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Filé Recheado com Palmito – Principal



800 g de filé – em pedaço e limpo.
6 palmitos finos e inteiros
1 limão
100 g de flor de brócolis – Compro congeladas.
1 xícara de vinho tinto seco
4 batatas médias – uso as de casca bem lisa.
2 colheres de sopa de manteiga
50 ml de shoyu
Azeite
Tomilho
Alecrim – Tanto o tomilho quanto o alecrim podem ser usados frescos e em ramos, mas posso substituir pelo tempero seco.
Sal Grosso
Sal
Pimenta
Preparo:
Corto o pedaço de filé em dois, na metade.
Faço, com uma faca bem afiada e de lâmina longa, uma incisão de um lado ao outro do filé, no sentido da fibra. – Cuido para não abrir o filé. Se a faca for mais larga que a carne, faço uma incisão de um lado e depois do outro, até que os cortes se encontrem. Se mesmo assim ela abrir, depois que coloco o recheio fecho com um palito de dentes.
Abro o corte do filé com os dedos, o bastante apenas para que caibam os palmitos.
Corto 2 palmitos em rodelas.
Numa tigela funda, coloco a carne e cubro com o sumo do limão e o vinho. Acrescento o tomilho, o alecrim, o sal e a pimenta. Cubro com filme PVC e deixo marinar por 15 minutos na geladeira. Passado o tempo, viro o lado da carne e deixo mais 15 minutos – Quando estou com muita pressa pulo isso, mas o resultado é diferente.
Cozinho as batatas inteiras e ainda com a casca, em água e sal até ficarem macias. – Posso testar com um garfo para ver o ponto. Ele deve entrar, mas não com facilidade demasiada. - Escorro e corto em rodelas, mantendo a casca.
Acendo o forno para aquecer.
Aqueço um pouco de azeite numa frigideira – pode ser a mesma que usei para as batatas - e quando está bem quente, passo o filé para dar uma tostada, 1 minuto de cada lado. – Faço isso para que os sucos da carne não saiam, o que deixaria a carne seca. Chama-se Selar.
Recheio os filés enfiando 2 palmitos em cada, de um lado para o outro pelo corte feito.
Coloco a carne selada em um refratário, rego com uma boa quantidade do caldo da marinada e coloco as ervas por cima. – Se for ramos delas frescas melhor ainda.
Levo ao forno quente por 35 minutos.
Coloco metade da manteiga numa frigideira – posso usar a que usei para selar o filé – e deixo derreter no fogo baixo. - Acrescento um fio de azeite para que a manteiga não queime – Acrescento as rodelas de batata e deixo dourar. Coloco um pouco de sal grosso sobre as batatas e viro quando as bordas mostrarem-se douradas. Reservo.
Ainda na mesma frigideira, derreto o restante da manteiga, cuidando para que não queime. Refogo o brócolis e o palmito cortado. Adiciono o shoyu e refogo mais um pouco.
Corto a carne em 4 pedaços e monto cada prato com 2 pedaços da carne e o equivalente a 2 batatas. Coloco uma porção do brócolis com palmito refogado. Coloco o caldo do refratário sobre a carne e sirvo com arroz ou sem nenhum acompanhamento.
Harmonização:
Cabernet Sauvignon – Uma boa é usar o mesmo vinho da marinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário