Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Almôndega Recheada com Molho Cremoso de Champignon – Entrada



400 g de carne moída – Uso coxão mole ou patinho.
1/2 pacote de creme de cebola.
1/2 pacote de sopa cremosa de Champignon, porção individual – pacote com 15g.
1 pedaço de queijo Mussarela – também posso usar, queijo manteiga, mussarela de búfala ou prato.
100 ml de óleo de soja – ou outro de sua preferência. Em sua musa sendo do tipo saudável use de Canola – Não Granola - ou Girassol.
Preparo:
Coloco para ferver 100 ml de água. – 1/2 xícara – Despejo o pó da sopa cremosa em uma caneca e adiciono a água fervente. Misturo vigorosamente por uns 15 segundos.
Junto a carne moída com o pó do creme de cebola e misturo bem até fazer uma massa uniforme. - sem sobras do pó - Divido em 8 bolas.
Espremo cada bola contra a tábua de corte e coloco um pedaço quadrado de queijo no o meio e fecho a bola novamente, com cuidado para não se desfazer. – Enrolo entre as mãos espalmadas como brigadeiro.
Numa caçarola baixa, com tampa, coloco o óleo para aquecer. Quando bem quente coloco as bolas de carne recheadas com o queijo e deixo fritar, virando com delicadeza – para não abrir - de vez em quando, até que todos os lados estejam tostados. – Uso a tampa se o óleo espirrar muito, para não sujar o fogão.
Coloco duas almôndegas em um prato e adiciono o creme de champignon por cima.
Quando uma das bolas apresenta rachaduras, corto antes da montagem do prato e coloco de modo que se veja o queijo derretido em seu interior. Para isso uso uma faca muito afiada e de lâmina longa, como uma de sushi. Corto para frente para não amassar o alimento.
Sirvo bem quente.
Harmonização:
Uso um cabernet sauvignon de corpo leve. – Veja “Corpo” em “Dicionário do Vinho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário