Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lagosta de la Passion - Principal



Este prato, como os demais, foi para encantar minha Musa.
Usei maracujá por ser uma fruta considerada afrodisíaca por algumas sociedades antigas, tanto que os franceses a chamam de Fruit de la Passion.
Aos puristas, afirmo que conheço a versão dos jesuítas ao chegarem ao Brasil.

2 caudas de lagosta
Barbante de cozinha – Na falta, uso até presilhas de plástico.
4 colheres de manteiga
10 tomates cereja
1/4 de molho de coentro
200 g de espaguete – na espessura que ela preferir.
1 maracujá maduro – de preferência sem estar amassado.
3 colheres de sopa de manteiga
Sal
Pimenta moída
Preparo:
Coloco uma panela – preferencialmente que não seja de teflon, pois posso lavar depois com a parte abrasiva da esponja - grande com água no fogo. Quando a água ferve adiciono sal.
Acendo o forno para aquecer.
Amarro com barbante as caudas de lagosta em uma colher de pau pequena – que caiba na panela – e coloco para cozinhar na água fervente com sal. – Se não couber as duas, faço separado, uma a uma. – Amarro para que as caudas não curvem ao cozinhar.
Retiro do fogo quando a casca está com uma cor alaranjada forte, corto o barbante e deixo esfriar.
Com uma tesoura de cozinha boa, corto as nadadeiras do ventre das lagostas. Coloco o bico da tesoura o mais próximo possível da extremidade da casca da barriga e começo a cortar, indo até o rabo. Faço isso dos dois lados.
Corto a casca grossa que fica perto do rabo com a tesoura.
Enfio o dedo entre a carne da lagosta e a casca para ir soltando, com cuidado para não partir a casca. Corto com a tesoura a junção da carne com o rabo.
Numa tábua e com uma faca bem afiada, corto a carne da lagosta em medalhões e reservo. – Prefiro usar uma faca de lâmina longa, como as de sushi, e corto para frente, sem fazer força na carne, usando apenas o peso da lâmina da faca.
Numa assadeira, coloco as cascas e levo ao forno quente para secar por 5 minutos. Retiro e reservo para decoração do prato. Apago o forno.
Tempero os medalhões com sal e pimenta
Corto o maracujá ao meio, retiro a polpa com sementes e passo em uma peneira para extrair o caldo. - Posso reservar algumas sementes para decorar o prato.
Misturo o suco do maracujá com 1 colher de manteiga e reservo.
Cozinho o espaguete em água com sal. Escorro.
Parto os tomates em dois e arranco as folhas do coentro.
Numa frigideira funda, derreto a manteiga com o suco do maracujá em fogo baixo - para não queimar - e refogo os medalhões rapidamente. Acrescento os tomates cortados só para pegar o gosto. Reservo tudo fora da frigideira.
Seco no fogo a panela em que cozinhei o macarrão e ali derreto o restante da manteiga. Refogo o espaguete
Monto os medalhões de novo na casca.
Monto o prato com o a lagosta em sua casca do lado direito, o espaguete em ninho do outro, acrescento os tomates refogados e decoro com folhas de coentro. Na borda do prato, posso espalho as sementes do maracujá.
Harmonização:
Os Chardonnays chilenos apresentam um toque de maracujá entre seus aromas. Por causa disto opto por um deles.

Nessa preparação, não se preocupe tanto em comer, mas em servir sua Musa, pois a satisfação dela é o mais importante. A comida dela deve estar bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário