Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Panqueca de Creme de Atum – Entrada



400 ml da massa postada em CREME E PANQUECA FÁCIL
1 lata de atum ralado
1/2 cebola grande
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de requeijão – Bem cheias.
Azeite
50 ml de shoyu
Preparo:
Coloco o atum em uma peneira para drena o excesso de líquido por 20 minutos.
Pico a cebola e o alho, mas não os misturo.
Coloco azeite em uma caçarola e levo ao fogo. Quando quente adiciono primeiro a cebola e refogo. Depois de um tempo coloco o alho. – Coloco primeiro a cebola, pois o alho queima mais rápido.
Ao refogado acrescento o atum e refogo mais uns 5 minutos. Depois adiciono o shoyu e continuo a refogar por mais 5 minutos.
Retiro do fogo e adiciono o requeijão, misturando bem até formar um creme de uma só cor. – Não acrescento sal por conta do shoyu.
Aqueço uma panela “crepeira” ou uma frigideira baixa – prefiro usar as de teflon - e quando está bem quente, coloco uma concha de massa no centro e espalho com o fundo da concha – sem fazer força para não separar a massa e fazer um rasgão – formando um disco.
Quando a massa está assada de um lado, o que vejo pelas bordas, viro com uma espátula reta e asso o outro lado.
Passo a massa assada para um prato e coloco o recheio perto de uma das bordas, mas deixando o suficiente para formar uma aba. Passo a aba por sobre o recheio e enrolo a panqueca por sobre a aba.
Sirvo quente.
Harmonização:
O atum tem sabor forte e já foi processado na indústria, de modo que opto por um tinto leve, como um Pinot Noir ou Merlot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário