Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Penne ao molho de queijo - Principal

Essa receita é para quando os amigos descobrem seus jantares.

Tenho uma muito querida amiga que não cozinha sempre, mas quando o faz é com responsabilidade. Adoro sua Capponata, cuja receita nunca me deu. Também não conheço ninguém que aprecie mais a comida dela que ela mesma. Adora o que prepara. Fiquei surpreso e muito envaidecido quando, depois de comer esse penne, ela disse:

            - Nossa! Ficou melhor que minha comida.

Isso sim que foi elogio, o que me deixou muitíssimo satisfeito, pois maior paga é ver a satisfação de uma pessoa a quem se gosta.

1 copo de requeijão
200g de mussarela
1 lata de creme de leite
100 a 200 ml de leite
150 g de presunto
100 g de parmesão
1 pacote de penne
100 g de manteiga
Sal
Pimenta branca
Preparo
Faço o molho
Numa panela, misturo o requeijão, parte da manteiga e o creme de leite. Levo ao fogo.
Ralo a mussarela
Corto o presunto em tiras
Quando o molho está quente, misturo a mussarela e o presunto
Finalizo com a manteiga para dar brilho. Reservo.
Cozinho o penne em água com sal, deixando-o al dente. – Deixo assim porque quando receber o molho quente a cocção vai continuar, mas não vai ficar mole demais. Não uso óleo na água. Ele não vai grudar se mexer de quando em vez.
Aqueço o molho e afino com o leite.
Ralo o parmesão e coloco no molho bem quente.
Mexo para incorporar. – Só o presunto deve ficar inteiro.
Sirvo o penne misturado ao molho.
Harmonização
Uso um cabernet sauvignon, pois a gordura da preparação vai combater o tanino do vinho. O cabernet tem tanino suficiente para “agüentar” o combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário