Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Suki Yaki - Principal



1/2 Acelga
100g de Açúcar - 4 colheres de sopa cheias.
2 cebolas
1 cenoura
500g de Contra filé limpo
1 pacote de macarrão oriental – uso o tipo Nissin.
250 ml de Shoyu
50 ml de óleo de soja
Preparo
Limpo o contra filé, retirando inclusive a camada de gordura.
Corto a carne ao meio no sentido do comprimento e depois em lâminas bem finas – Quanto mais fina a lâmina, no sentido contrário ao das fibras, menos dura a carne vai ficar, pois quando no fogo a carne perde água, o que faz as fibras de proteína enrolar e endurecer. Quanto menor a fibra, menos espaço ela terá para se enrolar.
corto a cenoura em lâminas – Uso um descascador delegumes para isso.
corto a cebola em rodelas grossas. Enfio um palito para deixar armada – A cebola quando colocada em um caldo quente tende a soltar os anéis. Para evitar isso coloco um palito de dentes enfiado até o centro da rodela. Só retiro esse palito na hora de servir.
Corto as folhas de acelga em três partes, a mais tenra, só com a folha, a intermediária e o talo.
Faço o molho com shoyu, a mesma quantidade de água e açúcar no fogo, mexendo até sentir que o açúcar dissolveu completamente. - Não deixo demais, pois isso vai fazer a água evaporar e o açúcar caramelizar, mudando o sabor e o aspecto do molho que deve ser fluido.
 Numa boa panela funda o bastante para receber os ingredientes e o molho, douro a carne no óleo. – Uso uma WOK, panela oriental de fundo redondo e feita de ferro fundido, mas posso usar também uma caçarola.
Acrescento o molho na panela com a carne - uso o caldo que a carne soltou como base para o molho final.
Acrescento a parte mais firme da acelga, as cebolas e as cenouras, deixo cozinhar um pouco. Coloco o resto da acelga - sempre do mais duro ao mais macio, pois preciso que fiquem todos os alimentos em harmonia e, se colocasse todos juntos, os mais macios desapareceriam enquanto os outros ainda estariam muito duros.
Cozinho o macarrão em água fervente, conforme recomendações do fabricante.
Acrescento o macarrão no meio da panela com a preparação e sirvo bem quente.
Posso, e até devo, usar tigelas, pois o caldo que fica no fundo deve ser bebido e é delicioso.
Harmonização
Difícil, pois o shoyu e o açúcar vão brigar feio com qualquer vinho. Quando tento, uso um tinto leve, tipo merlot jovem, mas considero isso uma harmonização forçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário