Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

domingo, 1 de abril de 2012

Ensopado de Caranguejo – Principal ou Petisco



Esta preparação foi para um domingo, onde haveria muita gente para comer. Mesmo sendo para muitos, tenho sempre a preocupação em agradar, especialmente à minha Musa. Acho que consegui.

1 Kg de carne de caranguejo
1 limão
1/2 xícara de vinagre de arroz – na falta posso usar outro vinagre, desde que seja branco.
6 dentes de alho
1 cebola grande
1 tomate bem maduro
5 colheres de sopa de polpa de tomate.
1 colher de chá de molho de pimenta vermelha.
200 ml de leite de coco – 1 garrafa pequena.
200 ml de creme de leite – 1 caixinha.
1/2 molho de coentro – Essa relação de molho é sempre difícil, pois não existe padrão, dependendo do fornecedor. Coloco uma quantidade que seja suficiente para salpicar a mistura de verde. – Se ela não gosta de coentro, posso trocar por salsa sem problema.
1 pitada de açúcar
Azeite
Sal
Pimenta branca
Preparo:
Coloco a carne de caranguejo em um bowl ou panela funda, misturo o sumo do limão e o vinagre. Deixo marinar por 30 minutos.
Pico o alho e a cebola e reservo separadamente.
Retiro as sementes do tomate e corto em fatias finas.
Pico o coentro.
Cato a cerne de caranguejo para retirar pedaços de cartilagens e cascas. – É um processo chato, mas fundamental no resultado final. Lembre que está fazendo para satisfação de sua Musa. Traga-a para a cozinha e ela valorizará o cuidado que está tendo com ela. Peça que lhe sirva de sua bebida, à boca. Isso é ótimo.
Coloco o azeite para esquentar em uma panela funda – gosto de usar a Wok – Refogo a cebola até ficar macia. Acrescento o alho e deixo refogar.
Acrescento a polpa de tomate, o açúcar – para quebrar a acidez do tomate – o sal e a pimenta. Refogo um pouco e acrescento 250 ml de água. Espero ferver.
Coloco o leite de coco e espero ferver novamente. Deixo cozinhar por 5 minutos.
Acrescento o creme de leite e o coentro, misturo bem e apago o fogo.
Sirvo com arroz branco e disponibilizo molho de pimenta à mesa.
Harmonização:
Vai muito bem com um rosado bem refrescado.

Um comentário:

  1. E a carne de caranguejo vai ao fogo em que momento? depois do molho de tomate? obrigada pela receita, muito apreciada aqui no nordeste
    Joao Pessoa/PB

    ResponderExcluir