Ame

Cozinhar é uma arte? Pode até ser, mas é arte e não dom. Assim, qualquer pessoa pode cozinhar bem, desde que se empenhe.
Mais que o conhecimento de requintadas técnicas e condimentos especiais, se faz necessário amor. Por isso AME.
Eleja uma MUSA e a AME, ame do fundo de sua alma, mesmo que seja só por uns momentos. Faça a comida pensando na satisfação dela, que deverá ser a sua também.
Verá como isso impressiona e até encanta.
Aproveite!
De minha parte, necessito ter uma MUSA ao meu lado, na cozinha, me trazendo inspiração e mantendo minha taça de vinho cheia.

domingo, 20 de maio de 2012

Arrumadinho – Petisco ou Refeição



Esta preparação pode servir para os dias em que vai receber alguns amigos, além, lógico de suma Musa, essencial para o bom resultado, afinal, cozinha-se para ela. Para mais de 4 pessoas, dobra-se a receita.

200g de carne de sol de traseiro – Se a Musa preferir, uso carne de charque ou carne seca.
1 e 1/2 xícara de leite
1 xícara de feijão macassar
100g de lingüiça defumada
1 xícara de farinha
3 colheres de sopa de manteiga
4 ramos de Coentro
2 ramos de Cebolinha
1 Tomate
1/2 Cebola
Azeite
Vinagre
Sal
Preparo:
Lavo rapidamente a carne de sol em água corrente.
Corto a carne de sol em cubos e deixo mergulhada no leite por duas horas.
Corto a lingüiça em rodelas.
Numa panela de pressão, coloco o feijão e a linguiça e cubro de água com um pouco de sal. Levo ao fogo e cozinho por 30 minutos contados a partir do momento que a válvula começa a soltar a pressão.
Pico as verduras bem pequeno e coloco um pouco de vinagre para dar gosto, mas não para fazer um molho “vinagrete”.
O molho feito com verduras picadas e vinagre se chama Molho Campanha, criado no Rio Grande do Sul para acompanhar churrasco. O verdadeiro Vinagrette é um molho francês feito de vinagre, sal, azeite e água.
Derreto 2 colheres de sopa da manteiga em uma frigideira funda e acrescento a farinha e uma pitada de sal. Deixo quase torrar, mexendo sempre.
Retiro a carne do leite e escorro em uma peneira.
Numa outra frigideira, coloco um pouco de azeite e a outra colher de manteiga – faço isso para a manteiga não queimar - e passo a carne de sol, que solta água. Retiro a água e volto a carne ao fogo, até ficar dourada. – Isso faz com que fique bem assada, mas não dura.
Se for carne de charque ou carne seca, não vai soltar tanta água e não preciso escorrer.
Para montar, divido visualmente o prato em quatro partes e coloco a carne de sol, o feijão com a lingüiça, a farofa e as verduras cortadas, uma em cada parte. – O prato deve ficar arrumado e não misturado, pois é um ARRUMADINHO e não um MISTURADINHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário