4 medalhões de filé
50 g de queijo gorgonzola
100 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga
50g de cogumelo shitake – 1 pacote pequeno. É vendido seco na maioria dos supermercados.
50 ml de shoyu
200g de flor de brócolis. – Vendido congelado.
1/5 de pacote de macarrão.
4 dentes de alho
Sal
Pimenta preta
Preparo
Deixo o pacote com o brócolis sobre a bancada para descongelar.
Coloco o shitake para hidratar em água morna por 15 minutos.
Retiro da água e coloco na tábua de corte. Retiro os cabos – são muito fibrosos e duros. Uso para isso uma faquinha pequena, chamada de “Faca de Ofício” – e corto os chapéus em tiras finas. – Julienne.
Tempero os medalhões com sal e pimenta.
Descasco o alho e corto em fatias bem finas. – Para descascar, coloco a faca de lado sobre os dentes e bato nela. A casca se rompe e si mais fácil. Se bater com muita força esmago o alho, o que não é bom para essa preparação.
Coloco o macarrão para cozinhar em água e sal. Depois de pronto, escorro e deixo no escorredor. – Pode ir testando o ponto, retirando alguns macarrões da panela, mas evite jogar no azulejo da cozinha. Há quem veja o ponto no momento que o macarrão gruda no azulejo, mas isso suja a cozinha toda.
Numa frigideira, passo os medalhões em metade da manteiga. – Só viro uma vez, quando a parte de cima estiver suada. Se quero bem passado, aperto o filé com uma espátula ou colher por 1 minuto, o que faz o calor da superfície passar para o centro da peça.
Numa panelinha tipo “papeiro”, coloco o leite e o queijo gorgonzola esmigalhado. Deixo dissolver e acrescento o shitake.
Numa outra frigideira, coloco um pouco de óleo, refogo o brócolis por 2 minutos. Acrescento o shoyu e refogo por mais 2 minutos. Reservo e escorro o caldo.
Na mesma frigideira que fiz o brócolis, coloco o restante da manteiga e o alho. Deixo dourar, mas não queimar. Coloco o macarrão que está no escorredor e mexo até que se solte e fique engordurado. – O sabor do alho estará nele.
Monto prato com o macarrão em volta do filé e despejo sobre os dois o molho de queijo e shitake.
Harmonização
Tenho feito isso com vinhos alentejanos (Portugal) pois as cepas usadas lá têm boa quantidade de taninos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário